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domingo, 26 de junho de 2011
Sistemas Digitais - resolução de um problema de exame
Resolução de problema de exame de Sistemas Digitais do IST.
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sábado, 25 de junho de 2011
Exame de Controlo, IST, 29 de Janeiro de 2011
domingo, 12 de junho de 2011
Unidades SI
quarta-feira, 1 de junho de 2011
AComp Exame1 2009-2010 prob11.a)
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Coisa que não sabemos ou não nos lembramos (9)
Janeiro: Homenagem ao Deus Janus, protector dos lares
Fevereiro: Mês do festival de Februália (purificação dos pecados) em Roma;
Março: Em homenagem a Marte, Deus guerreiro;
Abril: Derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
Maio: Acredita-se que se origine de Maia, deusa do crescimento das plantas;
Junho: Mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
Setembro: Era o sétimo mês. Vem do latim septem;
Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
Novembro: Vem do latim novem (nove);
Dezembro: Era o décimo mês.
(desconheço quem é o autor do texto e da imagem mas partilho aqui com a devida vénia)
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Demonstração do AND lógico
O vídeo demonstra bem como funciona esta operação lógica:
- A saída só abre quando todas as entradas receberam uma esfera. Ou seja, aparece um '1' à saída, se e só se, todas as entradas tiverem recebido um '1'.
Nota: '1' lê-se 1 lógico. Corresponde ao verdadeiro (V) da matemática.
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quarta-feira, 11 de maio de 2011
Convolução de Sinais Discretos
Pag.1 da resolução
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sexta-feira, 29 de abril de 2011
Breve Introdução às Bases de Numeração
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quarta-feira, 27 de abril de 2011
Hexadecimal, binário, complemento para dois, decimal
Considere o número hexadecimal A452H, de 16 bits em notação de complemento para 2.
Converta-o para decimal.
A452H = 1010010001010010b = 1010 0100 0101 0010b
Complemento para um = 0101 1011 1010 1101b
Complemento para dois = 0101 1011 1010 1110b =
= -(2^14 + 2^12 + 2^11 + 2^9 + 2^8 + 2^7 + 2^5 + 2^3 + 2^2 + 2^1) = -23470
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terça-feira, 19 de abril de 2011
Soma de n termos de uma progressão geométrica
Como calcular a soma de n termos de uma progressão geométrica, sendo n um valor finito.
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quarta-feira, 13 de abril de 2011
Decimal, binário, hexadecimal
Qual o valor de 8K em hexadecimal?
8K = 2^3 x 2^10 = 2^13 = 10000000000000b = 0010 0000 0000 0000 = 2000H
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terça-feira, 12 de abril de 2011
Problema de Sinais e Sistemas
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Código de cores de resistências eléctricas
quinta-feira, 17 de março de 2011
Poema das Equações
Uma equação é fogo para se resolver
é igualdade difícil e de grande porte
é necessário saber todas as regras
e ter até uma boa dose de sorte.
A primeira coisa a ter em conta
quando se olha uma equação
é ver se tem parênteses,
é que umas têm outras não.
Se tiver, é por ai que tudo deve começar.
Sinal "+" antes: fica tudo igual.
Mas tudo o que vem a seguir se deve trocar
se antes do parênteses o "-" for o sinal.
A seguir...alerta com os denominadores!
Todos têm que ter o mesmo para se poder avançar.
Os sinais negativos antes de fracções
são degraus onde podem tropeçar.
É preciso não esquecer nenhum sinal
e estar atento ao coeficiente maroto
e se um termo não interessa de um lado
muda-se o sinal e passa-se para o outro.
Quando a incógnita estiver sozinha
podemos então dar a tarefa por finda. E então,
sem nunca esquecer o que foi feito
escreve-se o conjunto solução.
Autor: Professora Alice Silva
Imagem gerada pela ferramenta de IA: tome.app
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quarta-feira, 9 de março de 2011
Nascimento, vida e morte das Estrelas
Depois do Big-Bang, o Universo iniciou a sua expansão e arrefecimento formando-se:
- Primeiro, os núcleos dos átomos de Hidrogénio (H) e de Hélio (He);
- Depois os núcleos atraíram os electrões livres e formaram-se os átomos de Hidrogénio (H) e de Hélio (He);
- De seguida os átomos foram-se reunindo e formando nuvens de gás;
- À medida que as nuvens de gás cresciam aumentava também a força da gravidade, entre os átomos. Isto provocou a contracção das nuvens de gás e a formação de “grumos” de matéria, a que foi dado o nome de proto-estrelas;
- A força da gravidade continuava a aumentar e a comprimir a matéria das proto-estrelas. Esta compressão fez subir a temperatura no interior e deu-se início a uma nova fase. No núcleo, ou coração das estrelas iniciam-se as reacções nucleares de fusão do Hidrogénio, transformando-o em Hélio e libertando grandes quantidades de energia.
No núcleo a temperatura é muito elevada, mas no exterior é mais baixa e por isso a fusão do Hidrogénio dá-se apenas no núcleo. No entanto, a energia libertada no núcleo propaga-se até ao exterior e por isso a estrela começa a brilhar;
- Por um lado, a grande quantidade de energia libertada na fusão do Hidrogénio no núcleo, tende a expandir a matéria estelar. Mas por outro, a força da gravidade que reuniu a matéria e que continua a exercer-se, tende a comprimi-la. É este equilíbrio de forças que mantém a estrela viva e a brilhar durante milhares de anos. A maior parte da sua vida!
- Quando todo o Hidrogénio do núcleo é consumido, transformado em Hélio, deixa de haver a força que contraria a gravidade. O interior da estrela comprime-se mais fazendo aumentar ainda mais a temperatura. A estas novas e, mais elevadas temperaturas, tornam-se possíveis novas reacções nucleares. A fusão dos núcleos de Hélio transformando-o em Carbono (C) e Oxigénio (O). Iniciou-se o processo de morte da estrela.
O nosso Sol está ainda na fase de Vida, da fusão dos núcleos de Hidrogénio em Hélio. As erupções solares são consequência das grandes quantidades de energia libertada neste processo de fusão. Por vezes chegam ao exterior da estrela com maior intensidade e libertam-se para o espaço com grande violência.
Erupção Solar captada pelo observatório da NASA em 24 de Fevereiro de 2011, durante uma tempestade solar que durou 90 minutos.
Os cientistas da NASA chamaram-lhe "Monster Prominence" (proeminência/protuberância monstruosa) devido às suas dimensões e à enorme quantidade de plasma que lançou no espaço.
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segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Determinação do período fundamental de um sinal discreto
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sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
MUX 8/1 com dois MUXs 4/1
Como fazer um MUX de 8 para 1, com dois MUXs de 4 para 1.
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terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Feliz 2011!
Votos de um excelente ano de 2011 para TODOS!
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domingo, 5 de dezembro de 2010
Recursos online - Matemática e não só...
Pergunte tudo o que quiser aqui (http://www.wolframalpha.com/)
Pode por exemplo escrever uma equação do tipo x^2+2x+2. Ao primir enter obterá todas as informações acerca da função: Gráfico, raízes, binómio discriminate, etc.
Veja aqui (http://www.wolframalpha.com/input/?i=x^2%2B2x%2B2).
Também pode escrever Portugal e primir enter. Então obterá uma colecção de informação acerca de Portugal. Veja aqui (http://www.wolframalpha.com/input/?i=Portugal).
Se escrever facebook e primir enter, obterá isto (http://www.wolframalpha.com/input/?i=facebook).
Tudo muito interessante. Mas o que mais gosto são mesmo os gráficos e as informações sobre funções.
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sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Instituto Superior Técnico
Website comemorativo do centenário do IST.
http://100.ist.utl.pt/
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sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Charles Robert Darwin
A obra completa de Charles Darwin online, desde 2002, é a maior e mais consultada edição das obras de Darwin.
Em Novembro de 2010 já tinham sido feitos mais downloads desde 2002, do que a soma de tudo o que foi publicado, por todas as editoras, nos últimos 180 anos.
Veja tudo aqui (http://darwin-online.org.uk/).
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quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Explicações de Informática e TIC
Agora também disponíveis explicações de Informática e TIC.
Ao domicílio ou em local a combinar.
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quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Sistemas Digitais - Software gratuito para desenho e simulação
Cedar Logic Simulator é um programa gratuito para desenho e simulação de circuitos lógicos.
É de muito fácil utilização. Basta seleccionar e arrastar as gates para a área de desenho. Depois é só interliga-las.
Foi inicialmente criado como um projecto universitário, em Cedarville University.
Pode fazer download aqui (http://sourceforge.net/projects/cedarlogic/)
Bons projectos de Sistemas Lógicos!
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quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Explicações e Tutoria, Ensino Superior
São os melhores alunos que mais sofrem com a entrada no ensino superior.
Parece antagónica e ridícula esta afirmação, mas é verdadeira, pelo menos para a maioria dos casos.
"Se sempre foram os melhores alunos no ensino básico e no ensino secundário, porque hão-de ser os que mais sofrem com a entrada no ensino superior?"
Precisamente por isso, por terem sido sempre os melhores alunos!
O ensino superior é diferente de tudo aquilo que conhecem, em termos de ensino.
Diferente no nível de dificuldade, diferente na abordagem às matérias, diferente na organização e distribuição dos tempos lectivos, diferente nos objectivos, diferente no grau de liberdade/responsabilidade.
Há aulas teóricas, aulas práticas e aulas de laboratório.
Em geral não é obrigatório ir às aulas teóricas, não há faltas. Também é frequente não ser obrigatório ir às aulas práticas. Mas as aulas de laboratório são obrigatórias.
Há disciplinas (cadeiras, na gíria universitária) em que não há aulas práticas e outras em que não há laboratórios. Mas teóricas há sempre!
Normalmente as aulas teóricas são dadas a turmas de mais de cem alunos. Os professores esperam que os alunos sejam responsáveis e se comportem como adultos. Quem não estiver interessado é livre de se ir embora e até é melhor que o faça do que fique nas aulas a fazer barulho.
Normalmente, a bibliografia recomendada para cada disciplina, é constituída por uma (mais ou menos) extensa lista de livros. Mas não é obrigatório adquirir nenhum.
Normalmente os professores dão aulas com recurso a materiais, que eles mesmos criam (em suporte informático) e permitem aos alunos o acesso a esses materiais em formato PDF ou PPS.
Normalmente estes materiais são muitos incompletos, porque são apenas resumos que servem de guia aos professores para darem as aulas teóricas.
Normalmente existem duas formas de obter aprovação às disciplinas: Testes e/ou Exame. Exames existem sempre, mas nem sempre há testes.
Existe a tendência para:
- Os alunos não adquirirem nenhum livro. (Se não é obrigatório para quê gastar dinheiro?)
- Os alunos deixarem de ir às aulas teóricas. (Se não são obrigatórias e se há tanto que fazer para os trabalhos de laboratório, para quê lá ir? Até nem se ouve nada do que o professor diz, com salas com cerca de cem alunos e com muitos a conversarem!...)
- Os alunos deixarem todas as disciplinas para exame. (Os testes não são obrigatórios e até nem conseguiram tempo para estudar…, com tantos trabalhos de laboratório para fazer!...)
Resultado: As primeiras notas são desastrosas!
- Nos laboratórios porque nem souberam como “lhes pegar”…, não vinham habituados a este tipo de trabalhos, no ensino secundário.
- Nos exames porque não foram às aulas teóricas nem estudaram por nenhum livro. Ler apenas os PDFs dos professores (sem ir às aulas) é claramente insuficiente.
E porque é que são os melhores alunos que sofrem mais?
Simples: Porque são aqueles que não estão habituados a ter más notas!
Ficam surpreendidos, envergonhados, cheios de dúvidas:
“Será que fiquei burro/a?”
“Será que escolhi bem o curso?”
“Como é que fui tirar uma nota destas?”
“Como vou dizer aos meus pais?”
“O que vou dizer aos meus amigos?”
Dói, dói muito. Em especial àqueles que estão sós. Que entraram numa escola em que não conhecem mais ninguém. E mesmo conhecendo…, muitas vezes têm vergonha de confessar o insucesso.
É claramente mais fácil para os alunos que já estavam habituados a não serem os melhores, antes de entrarem no ensino superior. Já estavam habituados ao “amargo de boca” de notas menos boas. Já estavam habituados ao insucesso. É mais fácil para estes vencerem a vergonha e pedirem ajuda.
Porque é de ajuda que todos eles precisam nesta fase. Nem que seja ajuda de tutoria e orientação: Quais as escolhas a fazer, quais as prioridades, como estudar, como abordar os trabalhos de laboratório…
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terça-feira, 14 de setembro de 2010
Ano lectivo 2010/2011
Está a iniciar-se um novo ano lectivo!
Novos livros! Hummm... a magia dos livros novos! Aquele cheirinho a novo! Vindos directamente da livraria para nós! Como se tivessem sido feitos por encomenda, só para nós!
Com tantas coisas espectaculares para nos ensinarem!
Tanto para aprender!
Tantas coisas novas para descobrir, mesmo ali, ao alcance dos nossos olhos!
A magia de folhear papel novinho!
As páginas, ainda moldadas umas às outras... à espera que as manuseemos, que as apreciemos!
Novos professores!
Novos colegas!
Por vezes, escola nova!
Ou mesmo um novo ciclo de ensino... o ensino superior!
A tão ansiada entrada no ensino superior!
O curso que nos abrirá as portas ao nosso futuro e à nossa independência!
Desfrutem amigos estudantes!
Desfrutem, porque é uma das melhores fases das nossas vidas!
Nunca esquecemos o tempo de estudantes!
Boa sorte para todos!
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quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Como aprender?
"O estudante não deve aprender pensamentos, deve aprender a pensar."
Autor desconhecido
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domingo, 11 de julho de 2010
Exame de Arquitectura de Computadores
Exame de AComp, do IST, de 17 de Junho de 2010.
Resolução da pergunta 11), a) e b).
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terça-feira, 1 de junho de 2010
Testes e Exames
Como fazer a preparação para os testes e os exames?
Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.
Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.
Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.
Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!
Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!
Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.
Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.
Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!
No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.
Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.
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sexta-feira, 7 de maio de 2010
Sinais e Sistemas - IST
Desde o 1º semestre de 2009/2010 que disponibilizo explicações de Sinais e Sistemas, tal como é leccionado a MEEC no Instituto Superior Técnico.
Estamos a meio do semestre, o 1º teste já passou. Pode não ter corrido muito bem, mas ainda há o 2º teste! E há também os exames.
O importante é não deixar acumular matéria e dúvidas. Se alguma coisa não fica bem percebida isso vai ser um obstáculo ao entendimento das matérias seguintes. A aprendizagem é uma construção. Se as bases não forem sólidas acaba por tombar.
Não desanime e sobretudo, não desista!
Pode contar comigo!
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