Texto original aqui: https://spaceplace.nasa.gov/aurora/en/
Se alguma vez estiver perto do Pólo Norte ou do Pólo Sul, poderá ter uma surpresa muito especial. É frequente haver belos espectáculos de luz no céu. Estas luzes chamam-se auroras. Se estiver perto do Pólo Norte, chama-se aurora boreal ou luzes do norte. Se estiver perto do Pólo Sul, chama-se aurora austral ou luzes do sul.
Esta bela vista da aurora foi obtida a partir da Estação Espacial Internacional quando esta atravessava o sul do Oceano Índico, a 17 de setembro de 2011. |
O que é que faz com que isto aconteça?
Embora as auroras sejam mais bem vistas à noite, na realidade são causadas pelo Sol.
O Sol envia-nos mais do que calor e luz; envia-nos muitas outras energias e pequenas partículas. O campo magnético protetor que rodeia a Terra protege-nos da maior parte da energia e das partículas, e nem sequer damos por elas.
Mas o Sol não envia sempre a mesma quantidade de energia. Há um fluxo constante de vento solar e há também tempestades solares. Durante um tipo de tempestade solar, chamado ejeção de massa coronal, o Sol liberta uma enorme bolha de gás electrificado que pode viajar pelo espaço a grande velocidade.
Quando uma tempestade solar vem na nossa direção, alguma da energia e pequenas partículas podem viajar pelas linhas do campo magnético nos pólos norte e sul até à atmosfera da Terra.
Ilustração de uma tempestade solar a vir na direção da Terra, com parte da energia e das pequenas partículas a viajarem pelas linhas do campo magnético nos pólos norte e sul até à atmosfera da Terra. |
Aí, as partículas interagem com os gases da nossa atmosfera, resultando em belas exibições de luz no céu. O oxigénio emite luz verde e vermelha. O nitrogénio brilha a azul e roxo.
Estas faixas verdes de luz no céu de inverno sobre o Alasca são uma aurora boreal. Este é o nome de uma aurora no Hemisfério Norte. Crédito: Sarah Histand |
Os outros planetas têm auroras?
Claro que sim! As auroras não são apenas algo que acontece na Terra. Se um planeta tem uma atmosfera e um campo magnético, é provável que tenha auroras. Já vimos auroras espantosas em Júpiter e Saturno.
Estes remoinhos de luz vermelha são uma aurora no pólo sul de Saturno. Imagem cortesia de NASA/ESA/STSCI/A. Schaller. |
O Telescópio Espacial Hubble da NASA tirou esta fotografia de uma aurora em Júpiter usando luz ultravioleta (UV). |
Quer fazer arte com a aurora? Veja esta atividade de aurora em pastel!
Recursos relacionados para educadores