Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como aprender?


"O estudante não deve aprender pensamentos, deve aprender a pensar."

Autor desconhecido






Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 


domingo, 11 de julho de 2010

Exame de Arquitectura de Computadores


Exame de AComp, do IST, de 17 de Junho de 2010.
 Resolução da pergunta 11), a) e b).

https://app.box.com/s/nbu97gcu9u4uozivoqrf

https://app.box.com/s/nbu97gcu9u4uozivoqrf




Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 


terça-feira, 1 de junho de 2010

Testes e Exames




Como fazer a preparação para os testes e os exames?

Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.

Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.

Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.

Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!

Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!

Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.

Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.

Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!

No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.

Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.



Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 



sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sinais e Sistemas - IST


Desde o 1º semestre de 2009/2010 que disponibilizo explicações de Sinais e Sistemas, tal como é leccionado a MEEC no Instituto Superior Técnico.

Estamos a meio do semestre, o 1º teste já passou. Pode não ter corrido muito bem, mas ainda há o 2º teste! E há também os exames.

O importante é não deixar acumular matéria e dúvidas. Se alguma coisa não fica bem percebida isso vai ser um obstáculo ao entendimento das matérias seguintes. A aprendizagem é uma construção. Se as bases não forem sólidas acaba por tombar.

Não desanime e sobretudo, não desista!
Pode contar comigo!




Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 


Lógica e Sistemas Digitais - ISEL

Desde o início do 1º semestre, de 2009/2010, que disponibilizo explicações das matérias estudadas na disciplina de Lógica e Sistemas Digitais, tal como é leccionada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ao curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.

Esta disciplina não tem testes, só pode ser aprovada em exame, por isso há a tendência para a preterir em face das restantes. Não o faça! Depois é muito mais difícil estudar toda a matéria na época de exames. Os trabalhos de laboratório arrastam-se e acabam por se sobrepor ao período de exames. Há outras disciplinas e outras matérias para estudar e o cansaço já se fará sentir com mais intensidade.

Não desista!
Aplique-se desde já!



Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 


Electrónica - ISEL


Desde o início do 2º semestre, de 2009/2010, que disponibilizo explicações das matérias estudadas na disciplina de Electrónica, tal como é leccionada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ao curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.

O 1º teste já passou, mas ainda há tempo. Ainda há muita matéria por estudar. Não se atrase!

Há que esclarecer as dúvidas e praticar na resolução dos problemas. As matérias não são difíceis, mas requerem prática. Não deixe acumular matérias!

Coragem!
Tudo se consegue!

Se quiser explicações sobre esta matéria (ou outras que encontre neste blogue), contacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer.


quinta-feira, 4 de março de 2010

Tabela periódica dos Super Heróis


A Química é divertida!
Até os Super Heróis gostam!
:-)
Na posição correspondente a cada elemento da Tabela, está representado um super herói cujo nome começa pela mesma letra. Por exemplo na posição do Hidrogénio está o Hulk.
Uma forma fácil e divertida de memorizar a posição dos elementos, para quem seja admirador de super heróis.





Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Poema para Galileo


Estou olhando o teu retrato, meu velho pisano,
aquele teu retrato que toda a gente conhece,
em que a tua bela cabeça desabrocha e floresce
sobre um modesto cabeção de pano.
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da tua velha Florença.
(Não, não, Galileo! Eu não disse Santo Ofício.
Disse Galeria dos Ofícios.)
Aquele retrato da Galeria dos Ofícios da requintada Florença.

Lembras-te? A Ponte Vecchio, a Loggia, a Piazza della Signoria...
Eu sei...Eu sei...
As Margens doces do Arno às horas pardas da melancolia.
Ai que saudade, Galileo Galilei!

Olha. Sabes? Lá em Florença
está guardado um dedo da tua mão direita num relicário.
Palavra de honra que está!
As voltas que o mundo dá!
Se calhar até há gente que pensa
que entraste no calendário.

Eu queria agradecer-te, Galileo,
a inteligência das coisas que me deste.
Eu,
e quantos milhões de homens como eu
a quem tu esclareceste,
ia jurar - que disparate, Galileo!
- e jurava a pés juntos e apostava a cabeça
sem a menor hesitação -
que os corpos caem tanto mais depressa
quanto mais pesados são.

Pois não é evidente, Galileo?
Quem acredita que um penedo caia
com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo de praia?
Esta era a inteligência que Deus nos deu.

Estava agora a lembrar-me, Galileo,
daquela cena em que tu estavas sentado num escabelo
e tinhas à tua frente
um friso de homens doutos, hirtos, de toga e de capelo
a olharem-te severamente.
Estavam todos a ralhar contigo,
que parecia impossível que um homem da tua idade
e da tua condição,
se estivesse tornando num perigo
para a Humanidade
e para a Civilização.
Tu, embaraçado e comprometido, em silêncio mordiscavas os lábios,
e percorrias, cheio de piedade,
os rostos impenetráveis daquela fila de sábios.

Teus olhos habituados à observação dos satélites e das estrelas,
desceram lá das suas alturas
e poisaram, como aves aturdidas - parece-me que estou a vê-las - ,
nas faces grávidas daquelas reverendíssimas criaturas.
E tu foste dizendo a tudo que sim, que sim senhor, que era tudo tal qual
conforme suas eminências desejavam,
e dirias que o Sol era quadrado e a Lua pentagonal
e que os astros bailavam e entoavam
à meia-noite louvores à harmonia universal.
E juraste que nunca mais repetirias
nem a ti mesmo, na própria intimidade do teu pensamento, livre e calma,
aquelas abomináveis heresias
que ensinavas e escrevias
para eterna perdição da tua alma.
Ai, Galileo!
Mal sabiam os teus doutos juízes, grandes senhores deste pequeno mundo,
que assim mesmo, empertigados nos seus cadeirões de braços,
andavam a correr e a rolar pelos espaços
à razão de trinta quilómetros por segundo.
Tu é que sabias, Galileo Galilei.

Por isso eram teus olhos misericordiosos,
por isso era teu coração cheio de piedade,
piedade pelos homens que não precisam de sofrer, homens ditosos
a quem Deus dispensou de buscar a verdade.
Por isso estoicamente, mansamente,
resististe a todas as torturas,
a todas as angústias, a todos os contratempos,
enquanto eles, do alto inacessível das suas alturas,
foram caindo,
caindo
caindo
caindo
caindo sempre,
e sempre.
ininterruptamente,
na razão directa dos quadrados dos tempos.


António Gedeão / Rómulo de Carvalho





segunda-feira, 8 de junho de 2009

Inverso de um nº Complexo e potências de base i

Aqui deixo uma explicação teórica, exemplos e a resolução de dois problemas.

https://app.box.com/s/128a1a0742dc055d1f65

https://app.box.com/s/326fe96630510d6c8e59

https://app.box.com/s/c02c19364910fb8a1b92

https://app.box.com/s/ced525fc0c9e5084cace



Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. 


terça-feira, 12 de maio de 2009

Multiplicar pelo método chines


Este é um filme que eu encontrei ao ajudar a minha filha a fazer um trabalho sobre o Método de Multiplicação Chines





Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste bloguecontacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações.