Pesquisar neste blogue

sábado, 26 de agosto de 2023

Sistemas Digitais - conselhos para a escolha de tutoria/explicador

Na seleção do(a) prestador(a) de serviços de tutoria, ou explicações, como em todos os outros serviços, é necessário saber escolher. Para saber escolher é necessário saber distinguir as diferenças entre os vários prestadores dos serviços.
Para ser tutor, explicador que leve os seus alunos ao sucesso na aprendizagem, não basta saber as matérias. É preciso saber ensinar e adaptar-se às necessidades específicas de cada pessoa/estudante.

Para ser explicador de matérias de ensino superior, é também necessário estar em permanente atualização e estudo, porque as matérias (mesmo quando designadas pelo mesmo nome), são lecionadas de forma diferente em cada faculdade, em cada curso e, frequentemente, por cada docente.
Exemplifico aqui com Sistemas Digitais (mas podia ser com qualquer outra matéria). 

Publico abaixo recorte de alguns exercícios extraídos de exames de Sistemas Digitais de duas faculdades diferentes, para exemplificar as diferentes abordagens. Não só as questões são colocadas de forma diferentes como as respostas esperadas pelos respectivos docentes também são diferentes. Cada docente espera receber as respostas da forma como ensinou.

Faculdade 1




Faculdade 2


Sistemas Digitais é uma matéria com grande procura para explicações de ensino superior, porque é uma matéria que começa a ser lecionada no 1º ano/1º semestre da faculdade e, a maioria dos alunos nunca teve contacto com esta matéria no ensino secundário.
Como existe muita procura, existe também muita oferta de explicadores. A maioria dos quais conhece apenas os Sistemas Digitais tal como os aprendeu no seu curso e faculdade. Esta grande maioria não sabe e não está interessado em investir tempo a estudar a forma como as matérias são ensinadas noutros cursos e faculdades. Querem apenas ganhar dinheiro com as explicações, com o menor esforço possível.

Quando procurar um explicador para matérias de ensino superior, não se esqueça de perguntar se a pessoa conhece a matéria tal como ela é ensinada ao curso e na faculdade, em que estuda.



Se quiser explicações sobre matérias que encontre neste blogue, contacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer. Veja a Lista de Matérias já disponíveis para explicações. Veja testemunhos de antigos alunos.