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terça-feira, 16 de outubro de 2018

Resolução - Fundamentos de Controlo IST

Resolução da pergunta I do Teste T1, de 3 de Novembro de 2011. 







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segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Resolução de um problema de Análise de Circuitos

Resolução de um problema de Análise de Circuitos (Electrónica - ISEL), para a determinação do equivalente de Thévenin.








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domingo, 14 de outubro de 2018

Matlab - Root-Locus, Diagrama de Bode (magnitude e fase) e Diagrama de Nyquist

Código em Matlab para o traçado do Root-Locus, do Diagrama de Bode (magnitude e fase) e do Diagrama de Nyquist de um sistema.
Apresento também os diagramas obtidos para um sistema usado como exemplo.




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sábado, 13 de outubro de 2018

Resolução de um problema com um circuito eléctrico


Determinar o valor da fonte Vs sabendo que Io vale 2mA.




Na resolução deste problema foram usados:
- O teorema da sobreposição
- A lei das malhas
- A lei dos nós
- A lei de Ohm



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sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Perguntas e respostas sobre bases de numeração



Pergunta 1:
É possível escrever 178 na base 7?

Pergunta 1 a):
Se sim, explique como o fazer.

Pergunta 1 b):
Se não, indique uma base possível, sem ser a base decimal.

Pergunta 1 c):
Converta da base que escolheu na Pergunta 1 b), para base decimal.
Dica: Consulte a conversão feita no artigo anterior, aqui (http://euexplicolhe.blogspot.com/2011/10/sistemas-digitais-bases-de-numeracao.html).




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quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Conversão entre bases de numeração



O número 155(7) está escrito na base 7. Converta-o para decimal.

Resolução:

155(7) = 1x72 + 5x71 + 5x70 = 49 + 35 + 5 = 89(10)


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terça-feira, 9 de outubro de 2018

Determinar os coeficientes de Fourier de um sinal


Dado um sinal periódico, em tempo discreto, determinar os seus coeficientes de Fourier.


 
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segunda-feira, 8 de outubro de 2018

As 3 funções lógicas básicas


As três portas lógicas básicas, os seus símbolos e as respectivas tabelas de verdade.




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domingo, 7 de outubro de 2018

Implementação de máquinas de estados com recurso a memória


Resolução de problema de exame de Sistemas Digitais do IST.


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sábado, 6 de outubro de 2018

Resolução de Exame de Controlo, IST, 29 de Janeiro de 2011





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sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Convolução de Sinais em tempo Discreto


Veja abaixo a convolução passo-a-passo










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quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Soma de termos de uma progressão geométrica


Como calcular a soma de n termos de uma progressão geométrica, sendo n um valor finito.


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Representação em complemento para dois


Considere o número hexadecimal B561h, de 16 bits em notação de complemento para 2.
Converta-o para decimal.

B561h = 1011010101100001b = 1011 0101 0110 0001b

Complemento para um = 0100 1010 1001 1110b

Complemento para dois = 0100 1010 1001 1111b =

= -(2^14 + 2^11 + 2^9 + 2^7 + 2^4 + 2^3 + 2^2 + 2^1 + 2^0) = -19103


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terça-feira, 2 de outubro de 2018

Breve Introdução às Bases de Numeração





 


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Sinais e Sistemas - IST


Desde o 1º semestre de 2009/2010 que disponibilizo explicações de Sinais e Sistemas, tal como é leccionado a MEEC no Instituto Superior Técnico.

O importante é não deixar acumular matéria e dúvidas. Se alguma coisa não fica bem percebida isso vai ser um obstáculo ao entendimento das matérias seguintes. A aprendizagem é uma construção. Se as bases não forem sólidas acaba por tombar.

Não desanime e sobretudo, não desista!
Pode contar comigo!

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segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Quanto é 4KByte


P: Quantos caracteres alfanuméricos (ASCII) conseguimos armazenar em 4KB de memória?

R: Cada caracter ocupa 1 Byte (8 bits), portanto conseguimos armazenar 4K caracteres.
     4K = 2^2 x 2^10 = 2^12 = 4096 caracteres alfanuméricos.


P: Qual o valor de 4KB em hexadecimal?

R: 4KB = 2^2 x 2^10 x 2^3 = 2^15 = 1000000000000000b = 1000 0000 0000 0000 = 8000H


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Lógica e Sistemas Digitais - ISEL


Desde o início do 1º semestre, de 2009/2010, que disponibilizo explicações das matérias estudadas na disciplina de Lógica e Sistemas Digitais, tal como é leccionada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ao curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.

Esta disciplina não tem tido testes, só pode ser aprovada em exame, por isso há a tendência para a preterir em face das restantes. Não o faça! Depois é muito mais difícil estudar toda a matéria na época de exames. Os trabalhos de laboratório arrastam-se e acabam por se sobrepor ao período de exames. Há outras disciplinas e outras matérias para estudar e o cansaço já se fará sentir com mais intensidade.

Não desista!
Aplique-se desde já!
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domingo, 30 de setembro de 2018

Como fazer a preparação para os testes e os exames



Como fazer a preparação para os testes e os exames?


Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.

Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.

Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.

Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!

Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!

Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.

Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.

Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!

No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.

Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.

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