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terça-feira, 16 de outubro de 2018
Resolução - Fundamentos de Controlo IST
Resolução da pergunta I do Teste T1, de 3 de Novembro de 2011.
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segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Resolução de um problema de Análise de Circuitos
Resolução de um problema de Análise de Circuitos (Electrónica - ISEL), para a determinação do equivalente de Thévenin.
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domingo, 14 de outubro de 2018
Matlab - Root-Locus, Diagrama de Bode (magnitude e fase) e Diagrama de Nyquist
Código em Matlab para o traçado do Root-Locus, do Diagrama de Bode (magnitude e fase) e do Diagrama de Nyquist de um sistema.
Apresento também os diagramas obtidos para um sistema usado como exemplo.
Apresento também os diagramas obtidos para um sistema usado como exemplo.
sábado, 13 de outubro de 2018
Resolução de um problema com um circuito eléctrico
Determinar o valor da fonte Vs sabendo que Io vale 2mA.
Na resolução deste problema foram usados:
- O teorema da sobreposição
- A lei das malhas
- A lei dos nós
- A lei de Ohm
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sexta-feira, 12 de outubro de 2018
Perguntas e respostas sobre bases de numeração
Pergunta 1:
É possível
escrever 178 na base 7?
Pergunta 1 a):
Se sim, explique
como o fazer.
Pergunta 1 b):
Se não, indique uma base possível, sem ser a base decimal.
Pergunta 1 c):
Converta da
base que escolheu na Pergunta 1 b), para base decimal.
Dica:
Consulte a conversão feita no artigo anterior, aqui
(http://euexplicolhe.blogspot.com/2011/10/sistemas-digitais-bases-de-numeracao.html).Se quiser explicações obre matérias que encontre neste blogue), contacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer.
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
Conversão entre bases de numeração
O número 155(7)
está escrito na base 7. Converta-o para decimal.
Resolução:
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terça-feira, 9 de outubro de 2018
Determinar os coeficientes de Fourier de um sinal
Dado um sinal periódico, em tempo discreto, determinar os seus coeficientes de Fourier.
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segunda-feira, 8 de outubro de 2018
As 3 funções lógicas básicas
As três portas lógicas básicas, os seus símbolos e as respectivas tabelas de verdade.
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domingo, 7 de outubro de 2018
Implementação de máquinas de estados com recurso a memória
sábado, 6 de outubro de 2018
Resolução de Exame de Controlo, IST, 29 de Janeiro de 2011
sexta-feira, 5 de outubro de 2018
Convolução de Sinais em tempo Discreto
Veja abaixo a convolução passo-a-passo
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quarta-feira, 3 de outubro de 2018
Soma de termos de uma progressão geométrica
Como calcular a soma de n termos de uma progressão geométrica, sendo n um valor finito.
Representação em complemento para dois
Considere o número hexadecimal B561h, de 16 bits em notação de complemento para 2.
Converta-o para decimal.
B561h = 1011010101100001b = 1011 0101 0110 0001b
Complemento para um = 0100 1010 1001 1110b
Complemento para dois = 0100 1010 1001 1111b =
= -(2^14 + 2^11 + 2^9 + 2^7 + 2^4 + 2^3 + 2^2 + 2^1 + 2^0) = -19103
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terça-feira, 2 de outubro de 2018
Breve Introdução às Bases de Numeração
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Sinais e Sistemas - IST
Desde o 1º semestre de 2009/2010 que disponibilizo explicações de Sinais e Sistemas, tal como é leccionado a MEEC no Instituto Superior Técnico.
O importante é não deixar acumular matéria e dúvidas. Se alguma coisa não fica bem percebida isso vai ser um obstáculo ao entendimento das matérias seguintes. A aprendizagem é uma construção. Se as bases não forem sólidas acaba por tombar.
Não desanime e sobretudo, não desista!
Pode contar comigo!
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segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Quanto é 4KByte
P: Quantos caracteres alfanuméricos (ASCII) conseguimos armazenar em 4KB de memória?
R: Cada caracter ocupa 1 Byte (8 bits), portanto conseguimos armazenar 4K caracteres.
4K = 2^2 x 2^10 = 2^12 = 4096 caracteres alfanuméricos.
P: Qual o valor de 4KB em hexadecimal?
R: 4KB = 2^2 x 2^10 x 2^3 = 2^15 = 1000000000000000b = 1000 0000 0000 0000 = 8000H
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Lógica e Sistemas Digitais - ISEL
Desde o início do 1º semestre, de 2009/2010, que disponibilizo explicações das matérias estudadas na disciplina de Lógica e Sistemas Digitais, tal como é leccionada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ao curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.
Esta disciplina não tem tido testes, só pode ser aprovada em exame, por isso há a tendência para a preterir em face das restantes. Não o faça! Depois é muito mais difícil estudar toda a matéria na época de exames. Os trabalhos de laboratório arrastam-se e acabam por se sobrepor ao período de exames. Há outras disciplinas e outras matérias para estudar e o cansaço já se fará sentir com mais intensidade.
Não desista!
Aplique-se desde já!
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domingo, 30 de setembro de 2018
Como fazer a preparação para os testes e os exames
Como fazer a preparação para os testes e os exames?
Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.
Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.
Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.
Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!
Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!
Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.
Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.
Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!
No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.
Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.
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Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.
Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.
Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.
Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!
Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!
Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.
Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.
Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!
No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.
Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.
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