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terça-feira, 2 de outubro de 2018
Breve Introdução às Bases de Numeração
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Sinais e Sistemas - IST
Desde o 1º semestre de 2009/2010 que disponibilizo explicações de Sinais e Sistemas, tal como é leccionado a MEEC no Instituto Superior Técnico.
O importante é não deixar acumular matéria e dúvidas. Se alguma coisa não fica bem percebida isso vai ser um obstáculo ao entendimento das matérias seguintes. A aprendizagem é uma construção. Se as bases não forem sólidas acaba por tombar.
Não desanime e sobretudo, não desista!
Pode contar comigo!
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segunda-feira, 1 de outubro de 2018
Quanto é 4KByte
P: Quantos caracteres alfanuméricos (ASCII) conseguimos armazenar em 4KB de memória?
R: Cada caracter ocupa 1 Byte (8 bits), portanto conseguimos armazenar 4K caracteres.
4K = 2^2 x 2^10 = 2^12 = 4096 caracteres alfanuméricos.
P: Qual o valor de 4KB em hexadecimal?
R: 4KB = 2^2 x 2^10 x 2^3 = 2^15 = 1000000000000000b = 1000 0000 0000 0000 = 8000H
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Lógica e Sistemas Digitais - ISEL
Desde o início do 1º semestre, de 2009/2010, que disponibilizo explicações das matérias estudadas na disciplina de Lógica e Sistemas Digitais, tal como é leccionada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ao curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.
Esta disciplina não tem tido testes, só pode ser aprovada em exame, por isso há a tendência para a preterir em face das restantes. Não o faça! Depois é muito mais difícil estudar toda a matéria na época de exames. Os trabalhos de laboratório arrastam-se e acabam por se sobrepor ao período de exames. Há outras disciplinas e outras matérias para estudar e o cansaço já se fará sentir com mais intensidade.
Não desista!
Aplique-se desde já!
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domingo, 30 de setembro de 2018
Como fazer a preparação para os testes e os exames
Como fazer a preparação para os testes e os exames?
Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.
Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.
Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.
Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!
Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!
Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.
Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.
Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!
No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.
Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.
Se quiser apoio e explicações sobre matérias que encontre neste blogue, contacte-nos, de preferência por email. Este blogue destina-se à divulgação dos nossos serviços. É apenas uma pequena amostra do que sabemos e podemos fazer.
Frequentar as aulas teóricas?
Sim, de preferência.
Frequentar TODAS as aulas práticas?
É essencial!
É nas aulas práticas que os professores ensinam a resolver os problemas de aplicação da matéria estudada nas aulas teóricas.
É nas aulas práticas que se fica a saber que tipo de problemas aparecerão nos testes e exames.
É nas aulas práticas que devem ser colocadas as dúvidas na resolução dos problemas.
É nas aulas práticas que se fica a saber, como os professores esperam que sejam resolvidos, os problemas dos testes e exames.
Não basta saber a teoria. É preciso saber como aplicá-la. Qual o caminho a seguir na resolução esperada.
Por vezes existem várias formas de resolver os problemas, vários caminhos para chegar à solução.
Por vezes a solução não é única. Estou a pensar, por exemplo, nas disciplinas de Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores, em que acontece frequentemente este tipo de situação, quando é pedido para projectar algo.
Claro que cada um faz (ou é espectável que faça) um projecto diferente, mas ainda assim há passos comuns, que os professores esperam que sejam dados e, que são indicados nas aulas práticas.
Ler toda a matéria teórica?
Se as aulas teóricas não tiverem sido frequentadas, então há que ler a matéria teórica.
Se as aulas teóricas e práticas tiverem sido todas frequentadas e entendidas, se não houver dúvidas na resolução de problemas, se o tempo escassear, a leitura exaustiva do(s) livro(s) recomendado(s), pode ser dispensado. Mas cuidado!
Resolver problemas?
Sim, sem dúvida!
Estudar por testes/exames resolvidos de épocas anteriores?
Sim, é bom. Mas não é suficiente.
Ler e compreender é bom, mas não fornece prática na resolução.
Quando se chega ao momento de resolver, sem poder consultar as outras resoluções, surgem as dúvidas e as hesitações. Gasta-se tempo precioso e acaba por não se conseguir terminar com sucesso.
Os testes/exames resolvidos devem servir apenas para consulta. Para comparar resoluções e resultados. O seu estudo não dispensa a resolução sem consulta.
Resolver testes e exames de semestres/anos anteriores?
É imprescindível!
Quantos mais melhor!
No momento da avaliação, da resolução do teste/exame na data marcada, o tempo disponível nunca é muito. Portanto a matéria tem que estar bem sabida e ter muita prática na resolução de problemas. Não pode haver hesitações, nem perdas de tempo. Caso contrário, surge o nervosismo, a confusão, as dúvidas em coisas que até já se julgavam sabidas, a resolução fica incompleta e com erros.
Em situações destas mais vale fazer com calma e concentração aquilo que se sabe bem, para garantir que pelo menos esses problemas ficam bem resolvidos. Depois, se sobrar tempo, então analisar e fazer o máximo que se consiga, nos problemas cuja matéria não se sabe tão bem.
Conclusão:
Resolver muitos problemas, de preferência de testes/exames elaborados pelos mesmos professores.
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Electrónica - ISEL
Desde o início do 2º semestre, de 2009/2010, que disponibilizo explicações das matérias estudadas na disciplina de Electrónica, tal como é leccionada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, ao curso de Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.
As matérias não são difíceis, mas requerem prática. Não deixe acumular matérias!
Há que esclarecer as dúvidas e praticar na resolução dos problemas.
Coragem!
Tudo se consegue!
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terça-feira, 11 de setembro de 2018
BOAS VINDAS ao ano lectivo 2018 - 2019 !!!
Olá a todos!!!
É com grande entusiasmo que vos dou as boas vindas!
Começa um ano lectivo novinho em folha! :-)
Novas disciplinas!
Novas matérias!
Novos professores!
Novas escolas!
Novos livros!
Novos materiais!
E, mais importante que tudo o resto, mais oportunidades de aprender e saber mais!
Descobrir temas novos!
Aprofundar temas interessantes!
Crescer em sabedoria!
Saciar a "fome" de saber!
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Veja a lista de matérias já preparadas seguindo esta ligação, ou copiando e colando este endereço: https://euexplicolhe.blogspot.com/2018/06/explicacoes-materias.html
Outras matérias podem ser disponibilizadas. Não deixe de nos contactar!
Facebook: https://www.facebook.com/euexplico/
É com grande entusiasmo que vos dou as boas vindas!
Começa um ano lectivo novinho em folha! :-)
Novas disciplinas!
Novas matérias!
Novos professores!
Novas escolas!
Novos livros!
Novos materiais!
E, mais importante que tudo o resto, mais oportunidades de aprender e saber mais!
Descobrir temas novos!
Aprofundar temas interessantes!
Crescer em sabedoria!
Saciar a "fome" de saber!
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Outras matérias podem ser disponibilizadas. Não deixe de nos contactar!
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sexta-feira, 29 de junho de 2018
Contador de números ímpares - Sistemas Lógicos e Digitais
Resolução de problema de exame de Sistemas Digitais do Instituto Superior Técnico
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terça-feira, 12 de junho de 2018
Tabela de pares de Transformadas de Laplace
Propriedades da TF em tempo discreto
Oppenheim - propriedades da Transformada de Fourier em tempo discreto
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Propriedades da SF em tempo discreto
Oppenheim - propriedades da Série de Fourier em tempo discreto
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Propriedades da Transformada de Fourier em tempo contínuo
Oppenheim - propriedades da Transformada de Fourier em tempo contínuo
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Oppenheim - Alguns pares de TF e SF, básicos
segunda-feira, 4 de junho de 2018
Teoria de Sinais e Sistemas
Resposta de um SLIT descrito por uma equação diferencial, a um dirac de área não unitária.
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Sinais e Sistemas
Reconstrução de um sinal a partir dos coeficientes de Fourier
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Lógica e Sistemas Digitais
Breve introducção às Bases de Numeração
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Inverso de um nº Complexo
Análise de Circuitos
Na resolução deste problema são usados:
- O teorema da sobreposição
- A lei das malhas
- A lei dos nós
- A lei de Ohm
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- O teorema da sobreposição
- A lei das malhas
- A lei dos nós
- A lei de Ohm
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domingo, 3 de junho de 2018
Detecção de Sinais com ruído gaussiano
Probabilidades de detecção dependentes de valor de limiar.
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sábado, 2 de junho de 2018
Desmodulador de Frequência
quinta-feira, 24 de maio de 2018
Resolução de um problema de teste de Fundamentos de Telecomunicações - IST
Demonstrar que o limite da função f(t) quando tau tende para zero, é a função delta dirac.
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quarta-feira, 23 de maio de 2018
Coisa que não sabemos ou não nos lembramos (15)
Os Sete Sábios da Grécia Antiga:
1 – Sólon, 2 – Pítaco, 3 – Quílon, 4 – Tales de Mileto, 5 – Cleóbulo, 6 – Bias, 7 – Períandro
1 – Sólon, 2 – Pítaco, 3 – Quílon, 4 – Tales de Mileto, 5 – Cleóbulo, 6 – Bias, 7 – Períandro
(desconheço quem é o autor do texto e da imagem mas partilho aqui com a devida vénia)
segunda-feira, 9 de abril de 2018
Coseno em série de Fourier
Demonstratção da decomposição do coseno em série de Fourier, utilizando a expressão geral da decomposição em série de Fourier, para sinais periódicos em tempo contínuo.
Normalmente os coeficientes da série de Fourier do coseno encontram-se tabelados e não é necessário fazer esta decomposição. No entanto constitui um exercício interessante.
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domingo, 8 de abril de 2018
Desmodulador FM - Potência do sinal de saída
Determinar a potência do sinal s(t) sabendo que o sinal xFM(t) é o sinal resultante de uma modulação de frequência.
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sábado, 7 de abril de 2018
Cálculo da pontência do sinal à saída de um sistema
Para um sistema linear com uma função de transferência, H(f), conhecida e um sinal de entrada, x(t), também conhecido, determinar a potência do sinal de saída.
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quinta-feira, 5 de abril de 2018
Densidade espectral de potência
Determinar a densidade espectral de potência de um sinal recebido num ponto fixo, a partir do sinal emitido, sabendo que o emissor está em movimento rectílineo com velocidade uniformemente distribuída.
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